sábado, 9 de maio de 2009

Maratona de Portalegre 2009

Há muito que não actualizo o blogue, o que não quer dizer que se tenha estado parado, principalmente no que a bikes diz respeito.


E como pretendo pô-lo em dia, vou desistir de qualquer tentativa de ordenar cronológicamente os acontecimentos, e vou simplesmente relatá-los. Tipo "Tarantino style"... ;).


Pois é, e chegou o primeiro Sábado de Maio e com ele a Mãe de todas as Maratonas: PTG100


Como sempre, já não me lembrava dos empenos de 2008, 2007, 2006 e 2005 e lá fui eu. Bike embaladinha numa caixa cedida pelo Carreiro de Ponta Delgada e ala...


Este ano era isto o que me esperava:





E a primeira surpresa foi ver a subida das antenas ao km 75!!!



O príncipio não foi diferente do habitual, 3700 bicicletas, com os habituais a picar o km 0 a partir das 7:00.


Este ano, cheguei à mesma hora do ano passado, 8:00, no entanto fiquei, bastante mais atrás. Bom, o gfid foi ter comigo e foi avançar à má fila até encontrar a malta de Torres e Vedras. Não foi muito mau, devia ter só uns 1000 gajos à minha frente...

Era esta a vista da partida:





E já devia ter passado metade do pessoal.


Relativamente à prova, os primeiros 15 km não diferiam dos anos anteriores, sempre a subir, em asfalto na direcção do Parque da Serra de São Mamede.

Dos 15 km aos 40 km fpo sempre a rolar, maia a descer que a subir. Ao fim de duas horas de prova já tinha feito 40 km, e seguramente passaram por mim centenas de bicicletas. O percurso convidava a andar, mas resisti estoicamente à tentação e deixei que o Polar marcasse o ritmo: 75/80 % fa fcm máx e nem mais um bocadinho! Tinha ideia do que me esperava.


Ainda pensei em usar a estratégia do Ludovic de São Miguel, a abrir até estourar, e depois logo se via...

E o tempo começava a aquecer... A temperatura já estava perto dos 30º C.

Dos 40 km aos 75 km foi o "rompe pernas", mais a subir que a descer. Aqui o ritmo já tinha baixado nuito, tinha duas palavras permanentemente na cabeça: gerir e hidratar!
E aos 75 km, lá estava ela, imponente... a Serra de São Mamede e as antenas aos 1000 metros de altitude. Foi sempre a subir, a sofrer, um bocado a pedalar (obrigado avózinha...) e um bocadito a pé... Teve de ser



E depois de muito sofrer, e de mais de 6 horas de prova, voilá, as antenas:




Pelo gráfico de altimetria parecia que a prova estatava feita! Pura ilusão,´é verdade que era sempre a descer, mas que descidas!! Valas, calhau a monte, ramos, enfim, descer em pé, com 90 km nas pernas, e com uma dor de cabeça que parecia que tinha o carrilhão de Mafra a bater na cabeça ;).

Bom, e depois de pouco mais de 7 horas, estava feita!!

Vejam com atenção que os agrafos estão lá todos:

Faltou pouco para o objectivo de fazer menos de 7 horas, mas a melhoria em relação ao ano passado, foi concretizada, menos 1/2 hora e mais de 300 lugares na geral.

Só foi pena o jantar que perdi para o Atic, mas paciência...

PARA O ANO HÁ MAIS!!!!

Espero que seja com outra representação dos Açores, porque pessoal que gosta de bicicletas não falta, e com pernas para a fazer também não.

Agora vou vasculhar na net há procura de fotos minhas... e para a malta das Ilhas saber, com a Jersey do Santa Clara.

3 comentários:

azBiker disse...

:)
Grande Levy.
Abraço!

Road Runner disse...

Estão já abertas inscrições (pelo menos intenções) para o Portalegre 2010 no seio dos WindBikers...vamos ver quem é que se chega à frente.
Abraços

Ludovic disse...

Muito fixe!!! Digno de registo. Temos de fazer um Forcing aos teus treinos, de qualquer modo o psicologico está quase trabalhado (falta-te apenas a experiência da estrada, mas está quase, e vais ter muitas provas para te testares nas mais diversas condições).
Eis uma prova que já vão dois anos e não ponho lá os pés, ou as rodas. A Ex-Scott fez os dois anos que fui, e aguentou-se muito bem ( Até deixa saudades, aqueles menos de 10 Kg - 9,35 para ser mais preciso). Agora gostava de experimentar a Cannondale em terreno Alentejano (ganhei conforto :P )...quem sabe se 2010 não me espera por lá ;)