quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
MAYUMANA
A descrição do site oficial era esta:
Os Mayumana foram fundados em 1996 por Eylon Nuphar e Boaz Berman. Ambos percussionistas, há muito que ambicionavam criar um espectáculo rítmico no qual pudessem combinar elementos provenientes de várias artes.
“Procurávamos humor e uma centelha de loucura, juntos com um ritmo empolgante”. A formação actual do grupo trabalhou durante um ano e meio neste projecto. “Não obstante a inspiração criativa, era necessária muita habilidade e perícia para conseguir realizar o espectáculo que tínhamos imaginado.”
Não defraudou!!
terça-feira, 26 de maio de 2009
Arcos da Caloura - Domingo, 17 de Maio
Há muito que não mergulhava e decidi dar descanso às bikes. O destino foi o Cebtro "Espírito Azul" em Vila Franca e o Spot os Arcos da Caloura.
É um mergulho muito descontraído, não passa dos 25 metros e os arcos que lhe dão nome conferem um jogo de luzes com o Azul Açoriano de rara beleza.
O dia não estava para assistir no balcão às Bicudas a atacar, mas noutros mergulhos no mesmo local é acção obrigatória.
Não se viu muita bicharada mas o objectivo principal era testar o material e o fato seco, que com a água a 17º não soube nada mal...
Só a lanterna não deu para usar, a guia deu uma especial atenção ao equipamento do patrão e levou-o para debaixo de água. Só que há clientes com lanternas iguais à do "boss" Carlos, e olha, lá passei metade do mergulho a pensar que tinha-a deixado caír...
sábado, 9 de maio de 2009
Maratona de Portalegre 2009
E como pretendo pô-lo em dia, vou desistir de qualquer tentativa de ordenar cronológicamente os acontecimentos, e vou simplesmente relatá-los. Tipo "Tarantino style"... ;).
Pois é, e chegou o primeiro Sábado de Maio e com ele a Mãe de todas as Maratonas: PTG100
Como sempre, já não me lembrava dos empenos de 2008, 2007, 2006 e 2005 e lá fui eu. Bike embaladinha numa caixa cedida pelo Carreiro de Ponta Delgada e ala...
Este ano era isto o que me esperava:
E a primeira surpresa foi ver a subida das antenas ao km 75!!!
O príncipio não foi diferente do habitual, 3700 bicicletas, com os habituais a picar o km 0 a partir das 7:00.
Este ano, cheguei à mesma hora do ano passado, 8:00, no entanto fiquei, bastante mais atrás. Bom, o gfid foi ter comigo e foi avançar à má fila até encontrar a malta de Torres e Vedras. Não foi muito mau, devia ter só uns 1000 gajos à minha frente...
Era esta a vista da partida:
E já devia ter passado metade do pessoal.
Relativamente à prova, os primeiros 15 km não diferiam dos anos anteriores, sempre a subir, em asfalto na direcção do Parque da Serra de São Mamede.
Dos 15 km aos 40 km fpo sempre a rolar, maia a descer que a subir. Ao fim de duas horas de prova já tinha feito 40 km, e seguramente passaram por mim centenas de bicicletas. O percurso convidava a andar, mas resisti estoicamente à tentação e deixei que o Polar marcasse o ritmo: 75/80 % fa fcm máx e nem mais um bocadinho! Tinha ideia do que me esperava.
Ainda pensei em usar a estratégia do Ludovic de São Miguel, a abrir até estourar, e depois logo se via...
E o tempo começava a aquecer... A temperatura já estava perto dos 30º C.
Dos 40 km aos 75 km foi o "rompe pernas", mais a subir que a descer. Aqui o ritmo já tinha baixado nuito, tinha duas palavras permanentemente na cabeça: gerir e hidratar!
E aos 75 km, lá estava ela, imponente... a Serra de São Mamede e as antenas aos 1000 metros de altitude. Foi sempre a subir, a sofrer, um bocado a pedalar (obrigado avózinha...) e um bocadito a pé... Teve de ser
E depois de muito sofrer, e de mais de 6 horas de prova, voilá, as antenas:
Pelo gráfico de altimetria parecia que a prova estatava feita! Pura ilusão,´é verdade que era sempre a descer, mas que descidas!! Valas, calhau a monte, ramos, enfim, descer em pé, com 90 km nas pernas, e com uma dor de cabeça que parecia que tinha o carrilhão de Mafra a bater na cabeça ;).
Bom, e depois de pouco mais de 7 horas, estava feita!!
Vejam com atenção que os agrafos estão lá todos:
Faltou pouco para o objectivo de fazer menos de 7 horas, mas a melhoria em relação ao ano passado, foi concretizada, menos 1/2 hora e mais de 300 lugares na geral.
Só foi pena o jantar que perdi para o Atic, mas paciência...
PARA O ANO HÁ MAIS!!!!
Espero que seja com outra representação dos Açores, porque pessoal que gosta de bicicletas não falta, e com pernas para a fazer também não.
Agora vou vasculhar na net há procura de fotos minhas... e para a malta das Ilhas saber, com a Jersey do Santa Clara.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
As manas Expert´s
O Póvoas ia estrear a sua máquina nova. Uma belíssima EPIC Expert 2009. Depois de muitos avanço e recuos, o homem lá se decidiu, e seguramente não se arrependerá.
Aqui estão as manas, a pretinha à estreia e vermelha, a máquina aqui do "je".
E para o próximo fim de semana, o BTT vai estar em grande por estas paragens. Com a chegada na sexta-feira do Atic e do Gfid, sábado vou-lhes mostrar a excelência dos trilhos das sete cidades. São Miguel rules...
Domingo abrem as hostilidades com a Taça Zon, regional de XC. É a primeira prova, a do Pinhal da Paz.
Porque não vêm as EPIC´s com um kit Sauser... ;)
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio
Jaques Morelenbaum:
Ricardo Silveira:
Robertinho Da Silva:
Eu sabia!!!!
Cristiano Ronaldo tem uma costela cabo-verdiana, segundo Diário de Noticias da Madeira 13-01-09
Com certeza que Isabel Rosa da Piedade quando, aos 16 anos, abandonou a cidade da Praia, na Ilha de Santiago (Cabo Verde), sua terra natal, para tentar a sua sorte noutra ilha do Atlântico, a Madeira, não imaginaria que, três gerações depois, teria na família o ’Melhor Jogador do Mundo’.
Sim, Cristiano Ronaldo. Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. O jogador que acaba de ser eleito Melhor Futebolista do Mundo pela FIFA e que em 2008 ganhou tudo que havia para ganhar, com o "seu" clube Manchester United. O bisavô do craque, José Aveiro, natural do Santo da Serra, haveria de casar com a cabo-verdiana Isabel que servia, ao tempo, numa casa no Funchal. Da união de José e Isabel nasceria Humberto que casaria com Filomena. Esta, pois, avó de Cristiano Ronaldo, ainda viva, contando com 82 anos de idade. O casal Filomena-Humberto traria ao mundo seis rebentos: Dinis (pai de Ronaldo), António José e José Adriano – já falecidos –, José, João Carlos e Ana Paula.